terça-feira, 20 de julho de 2010

Strogonofe de Glúten ou Seitan (vegan)





Para o glúten ou seitan

É a segunda vez que faço glúten. Preferi fazer com meio quilo de farinha de cada vez ao invés de um quilo, porque fica mais fácil de amassar e de tirar o amido depois. No meio do processo parece que não vai dar certo, também tive essa sensação, mas dá sim.

Ingredientes:
Meio quilo de farinha
1 e 1/2 xícara de água

Juntar a farinha com a água e amassar como se fosse fazer um pão. Depois disso, formar uma bola e deixar descansar em uma bacia com água por uma noite. No dia seguinte, amassar a massa para retirar o amido e ir trocando a água. É importante tentar deixar a massa toda junta durante esse processo. Quando a água trocada da bacia ficar mais transparente ou quando a massa estiver mais esponjosa e amarelada, está pronto.
Escorra a água e amasse o glúten em forma de rolo. Corte em pedaços como se fossem bifes.
Na panela de pressão, frite uma colher de cebola e um alho picados, adicione água, temperos (pimenta, por exemplo) e um pouco de shoyo. Coloque os bifes para cozinhar por cerca de 20 minutos depois que a panela começar a apitar.
Armazene os bifes junto com água do cozimento em um pote e leve para a geladeira até usá-los.


Strogonofe (para 4 pessoas)

2 colheres de sopa de cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de creme vegetal
2 colheres de extrato de tomate
1 caixinha de creme de soja
4 bifes de seitan cortados em tirinhas
Meio limão

Frite o alho e a cebola no creme vegetal e acrescente os pedacinhos de seitan. Acrescente o suco do meio limão e deixe fritar. Em seguida, adicione o extrato de tomate e um pouco de água. Deixe o molho engrossar, coloque sal e pimenta a gosto e por último adicione o creme de soja. Tcharaaaam, está pronta essa comida delícia. Ah, champignons são bem vindos sempre, mas estava em falta aqui em casa.

Para acompanhar, arroz branco, batata palha e saladinha. No meu caso, saladinha de rúcula da Feirinha de Orgânicos do Emiliano Zapata, que acontece na terça feira de manhã, no campus da UEPG Uvaranas, e na quinta-feira de manhã no campus central.

Nenhum comentário: