sexta-feira, 22 de abril de 2011

Feijoada Vegan



A quantidade varia de acordo com o número de convidados. Neste ano, havia mais de 15 pesssoas na nossa lista e usei a seguinte medida:

1 quilo e meio de feijão preto
2 cebolas grandes cortadas em cubinhos
5 dentes de alho fatiados
Óleo para fritar os temperos
Cheiro Verde (salsinha e cebolinha)
3 xícaras de PTS grossa já hidratada e sem água
4 cenouras média cortadas em rodelas
4 mandioquinhas salsa cortadas em rodelas
Tempero baiano (cominho, pimenta e outros temperos mais)
Sal a gosto

Para começar, tem que deixar o feijão de molho em uma bacia com água de um dia para o outro. Escorra o feijão e o coloque na panela de pressão com água suficiente para cozinhá-lo (cobrindo os grãos). Cozinhe na pressão contando 15 minutos depois que a panela começar a apitar. Desligue o fogo, espere a pressão sair e reserve.

(Eu não costumava cozinhar o feijão antes já que fazia a feijoada na panela de barro, mas como desta última vez a quantidade de feijão era muito grande, tive que alterar o preparo).

Em uma panela (praticamente um caldeirão, neste caso), frite a cebola e o alho em um pouco de óleo. Acrescente o feijão e deixe cozinhar mais um pouco. Acrescente os legumes e a PTS. Deixe cozinhar mais um pouco, acrescentando água fervente caso seja necessário. Adicione sal e o cominho e espere o caldo engrossar. Quando estiver quase pronta, adicione o cheiro verde picado e misture bem.



Sirva com arroz, couve refogada, farofa e laranja. Nhammmmm.



Um comentário:

Patrick Jean Divorne disse...

Esta Feijoada Vegan vai ser deliciosa!
Lendo os detalhes dos temperos, pensei num tempero que gostaria de relatar por se tratar de uma novidade no Brasil.
Se trata de um tempero com Extrato de Levedura, 100% vegetariano: o Cenovit.
Além de acrescentar um sútil sabor, o Cenovit realça os sabores de uma maneira natural, fazendo efeito do glutamato monossódico que tem muitas controversas.
Bom aproveito, Patrick.